Engenheiros da BMW realizarou no dia (13/04) uma volta no circuito de Nürburgring (Alemanha) com o MINI E – veículo elétrico da subsidiária MINI, apresentado em 2008 – com modificações mecânicas.
Segundo a marca alemã, o modelo foi o primeiro veículo de competição elétrico a realizar uma volta completa no traçado de 20,8 km da pista conhecida como “inferno verde”, devido ao seu elevado nível de dificuldade e a floresta ao seu redor.
De acordo com a BMW, o MINI E utilizado possui o mesmo motor que a versão de rua, capaz de gerar 204 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, porém o carro recebeu alterações na suspensão e freios, além de novos pneus de competição, gaiola de proteção interna, melhorias aerodinâmicas, e alivio no peso. A transmissão também é especial para o compacto. A programação dos freios ABS foi refeita, enquanto a central eletrônica do motor foi alterada para que a velocidade máxima subisse dos 152 km/h (limitada eletronicamente) para 187 km/h. Para medidas de comparação, um Corvette ZR1, que possui motor 6.2 V8 supercharger de 648 cavalos de potência, atinge 330 km/h e realiza uma volta em 7min36s na pista.
“O rendimento do motor elétrico tem um efeito incrível, já que você pode acessar toda a sua reserva de torque a qualquer momento. Outro elemento desta experiência fascinante é o baixo nível de ruídos do conjunto motriz. Resumindo, essa foi certamente a mais limpa e silenciosa volta de corrida que eu já realizei”, declarou Thomas Jäger, piloto do campeonato alemão de turismo que conduziu o MINI E.

0 comentários